Logo_edited.jpg
Instituto Vida.png

Nossa história

Instituto Vida.png
2.png

O Instituto Vida é uma ação filantrópica criada no município de Formosa que tem o objetivo de acolher de forma humanizada, recuperar e reintegrar à sociedade pessoas que decidam se internar voluntariamente na Comunidade Terapêutica para tratar o Transtorno do Uso de Substâncias, como a dependência química e alcoolismo. 

 

O Transtorno do Uso de Substâncias é uma doença muito grave, silenciosa, que precisa ser levada a sério. Por isso, como parte da sociedade, entendemos a necessidade de buscar soluções para uma questão de saúde pública e também de empatia com nossos semelhantes. A Comunidade Terapêutica é uma das alternativas para o tratamento com participação ativa dos pacientes que serão chamados de acolhidos.

Como nasceu?

O Instituto Vida surgiu da reunião de um grupo de cidadãos e cidadãs que atuam na sociedade em Formosa em diversas áreas como Justiça, Saúde, Direito e Religião e querem ajudar na recuperação das pessoas que se veem envolvidas com o Transtorno de Uso de Substâncias e precisam de um local para se tratar. É um problema que afeta não só o usuário, mas toda a família, impactando também a sociedade.

Um nobre objetivo move todas as pessoas envolvidas no projeto do Instituto Vida, o de oferecer um norte para quem busca tratamento. Pois dependência química é um problema gravíssimo, do qual o adicto se recupera e estará sempre em recuperação.

Inicialmente o grupo de cidadãos fundadores do Instituto Vida criou, em 2014, um projeto de conscientização dos jovens por meio de palestras em todas as escolas da cidade alertando sobre os riscos da dependência química. Sempre com apoio da sociedade e de pessoas amigas de Formosa e do entorno do Distrito Federal.

A construção da Comunidade Terapêutica foi inspirada, em 2018, a partir do contato com os monges do Mosteiro Beneditino Nossa Senhora da Ternura, de Formosa, por meio de Dom Inácio Maria da Veiga. O prior do Mosteiro apresentou ao grupo de fundadores o irmão Pedro, que recém-chegado, havia trazido de Tupã, interior de São Paulo, a experiência de 18 anos no acolhimento e tratamento humanizado em comunidade terapêutica. O grupo decidiu então unir esforços e a partir de recursos do judiciário, como penas pecuniárias, de crimes menos graves, uma área de 40 mil m2 foi adquirida para dar início ao projeto.

A casa

A sede do Instituto Vida está sendo construída em uma chácara. O imóvel está registrado em nome do Instituto Vida e fica localizado nos arredores do município de Formosa, a cinco quilômetros da área urbana.

 

A primeira etapa da obra já foi concluída. A casa base está com todas as instalações prontas e é o local de moradia do Irmão Pedro, que cuida com muito zelo do espaço. Neste momento, o Instituto busca apoiadores para realizar a segunda etapa - a construção da parte que servirá aos acolhimentos com os dormitórios e áreas comuns como banheiros, cozinha e área de serviço.

 

Assim como os recursos para a compra do terreno, também foram feitos a partir de doações os serviços como limpeza do terreno, terraplanagem, doação de materiais de construção e a obra em si.

Quem somos

Somos uma obra filantrópica caracterizada como Comunidade Terapêutica, séria e conceituada, que tem por finalidade principal auxiliar dependentes químicos de qualquer natureza, do sexo masculino, com foco terapêutico acima dos 18 anos, principalmente os que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Trabalhamos diuturnamente, de forma altruísta, pela superação do Transtorno do Uso de Substâncias, por parte de dependentes químicos, a partir do resgate e manutenção da dignidade humana.  Acreditamos que a superação da vulnerabilidade social só é possível com acolhimento e cuidado. Prezamos pela excelência técnica, de gestão e relacionamento.

Os nossos esforços partem de diversas pessoas com propósitos semelhantes em ajudar o próximo, sem interesses imediatos ou materiais, e que contam com a força conjunta de diferentes setores da sociedade.

Missão

Nossa missão e reconstruir vidas. Promover a reabilitação física e mental das pessoas com Transtorno do Uso de Substância, oferecendo tratamento gratuito, humanizado e de qualidade. Buscamos motivar todos a procurar novos estilos de vida, bem como, manterem-se abstinentes, saudáveis, produtivos e socialmente estáveis.