Instituto Vida.png

Por que ajudar?

Instituto Vida.png
1.png

O Transtorno do Uso de Substâncias é uma doença séria e silenciosa, em que a pessoa se torna depende de algo externo a ela e, mesmo com o uso contínuo lhe fazendo mal, não consegue parar o consumo, entre as substâncias mais usadas estão o álcool e as drogas em geral.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o consumo excessivo de álcool causa 2,8 milhões de mortes, anualmente, ao redor do mundo, e cerca de 100 mil óbitos são de brasileiros.

 

Estudo realizado, em 2019, pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do

Por que Formosa?

Formosa é uma cidade com população estimada de 123.684 pessoas, em 2020. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é 0,744% o que classifica Formosa em 667º lugar entre os 5.568 municípios brasileiros de acordo com o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, com informações do Censo/IBGE 2010 e publicado no PNUD Brasil (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

 

Com a falta de comunidades terapêuticas e clínicas, pessoas com Transtorno de Uso de Substâncias procuram socorro nos hospitais públicos, mas ao superarem a crise aguda não têm onde buscar apoio para o tratamento a longo prazo.

Ministério da Saúde (MS), mostra que 17,9% da população adulta no Brasil faz uso de bebidas alcoólicas de forma a prejudicar a saúde. 

Dados de 2012, do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e outras Drogas (Inpad) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) informam que o Brasil, à época, detinha 20% do consumo mundial de crack ou cocaína e que cerca de três milhões de brasileiros eram usuários das duas drogas.